sexta-feira, 2 de setembro de 2011

LINGUINI AO SUGO E POLPETONE RECHEADO

Almoço básico de domingo é macarrão certo?! Mas confesso que demorou muito para eu começar a gostar de comer macarrão, até que descobri que o problema era a massa. Minha avó fazia aquela massa com ovos e eu achava aquilo muito "molengo" e eu não gostava de comer de jeito nenhum. Quero deixar claro que a culpa, tadinha, não era da minha avó, que aliás fazia pratos sensacionais! Quando eu cresci e fui descobrindo novidades na culinária, experimentei a tal massa "di semola" e percebi o quanto eu adorava uma boa pasta! Gente, preparar uma boa pasta (decidi que não chamo mais de macarrão!) não é somente encher uma panela de água, colocar azeite para não grudar (ledo engano!), temperar com sal e jogar o macarrão. Tem todo um ritual para preparar esta perdição italiana (e eu ainda vou até a Itália aperfeiçoar minhas técnicas!). 
Primeiramente, e não é demagogia, a gente precisa de amor para preparar! Depois, uma panela grande o suficiente para caber toda a massa. Aí você deixa ferver a água e acresenta o sal e coloca a massa escolhida com cuidado. Vai mexendo de vez enquando para evitar de grudar uma na outra. Preste muita atenção ao tempo de cozimento que geralmente vem escrito na embalagem, e não deixe em hipótese alguma passar do ponto! O azeite é desnecessário, pois quando a massa estiver pronta (al dente) você deve tirar da água e servir imediatamente, portanto, evita dela grudar. 
Agora que ficou claro como cozinhar a massa, segue a receita do dia!




Ingredientes:
para cozinhar o macarrão
250gr. de linguine
2 1/2 litros de água
2 colheres (chá) de sal

para o molho ao sugo
1 lata de tomate pelati (aquele tomate italiano que vem inteiro e sem pele)
1 colher de azeite
1 alho finamente fatiado
150ml. de vinho branco seco
1/2 colher (sobremesa) de açúcar
1/2 xícara de folhas de manjericão fresco
sal e pimenta do reino
para o Polpetone
500gr. de carne moída de boa qualidade
1/2 xícara de salsinha picada
2 ovos
3 fatias de pão de forma trituradas
1/2 cebola picada
150gr. de mussarela ralada para rechear

Preparo:
Comece pelos polpetones. Junte todos os ingredientes e misture muito bem. Pegue uma quantidade de mais ou menos a palma de sua mão e abra espalhando a mistura numa superfície lisa. Coloque um pouco de queijo no centro e feche com outra porção dessa mistura de polpetone. Ajuste o formato com as mãos e leve para a geladeira para firmar um pouco. Para fritar os polpetones, você deve esquentar uma frigideira antiaderente e colocar um fiozinho de azeite. Selar os polpetones, mais ou menos 2 minutos de cada lado sem ficar mexendo muito com eles.
Para o molho, "pulse" os tomates no liquidificador. Refogue o alho fatiado no azeite e junte os tomates. Acrescente o vinho e deixe evaporar. Tempere com o sal e a pimenta. Coloque o açúcar para tirar um pouco a acidez do molho. Por último, salpique o manjericão e desligue.

Cozinhe a massa como indicado na embalagem, sem se esquecer de deixá-la al dente. Junte ao molho e sirva!


Sugestão da chef: todos sabem que pasta e carne combinam muito bem com vinho tinto, e para esta ocasião, eu e meu marido experimentamos o chileno Sonata Vina Maipo Carmenére.

Então é isso. Aproveitem o final de semana chegando e façam o prato. Espero que gostem e comentem!











3 comentários:

  1. a receita é boa, mas eu avalio a comida pela aparência e a aparência dessa massa não é legal.sinto muito :(

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo, é uma pena que uma fotografia nem sempre é capaz de captar a essência daquilo que queremos mostrar! E assim como você, também sou exigente e quando um prato chega à mesa, primeiro eu como com os olhos, mas posso te garantir que aquela massa estava ótima! Faça e experimente, acho que poderá gostar muito! Obrigada pelo comentário. ;)

    ResponderExcluir
  3. Discordo completamente que a aparência dessa massa não está legal. Achei muito bem feita a preparação do prato e a foto ficou fantástica, com as taças de vinho e o outro prato ao fundo. Tive a oportunidade de provar o prato e garanto que o sabor também é fantático.
    Parabéns pelo Blog!
    Daniel

    ResponderExcluir