segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PAPARDELLE E LÍNGUA AO ALHO PORÓ

Era sábado por volta das 12:30 da tarde e minha irmã, a Fernanda, me liga lá de BH perguntando o que eu ia fazer de almoço: "nada", eu disse, "já tinha estrogonofe pronto!". Tudo bem que era da noite anterior, mas a questão é no dia anterior ela também fez estrogonofe na casa dela, e sair de BH para vir almoçar em Ouro Preto e comer estrogonofe de novo, não rola! Então eu disse "pode vir que eu faço alguma coisa então!". 
O Léo, meu cunhado, já me falava a mais tempo que eu nunca fazia a tal língua de boi para ele provar, então não foi difícil definir o menu. Como eu queria comer uma pasta e tinha um parpadelle de massa grano duro italianíssima aqui em casa, foi ele mesmo que foi para a panela! Para variar, a receita é rápida e prática de preparar. Anote aí os ingredientes:



Ingredientes:

- 250g de parpadelle
- 1 língua de boi limpa
- 1 talo de alho poró picado
- 2 taças de vinho tinto seco
- 1 tomate picado
- 1 cenoura picada
- 2 dentes de alho picado
- 1 pimenta dedo de moça picada
- 1 folha de louro
- 1/2 xícara de salsinha picada (para finalizar o prato)
- sal e pimenta do reino a gosto


Como preparar:

Refogue a língua numa panela de pressão até dourar bem a carne. Adicione os vegetais e os temperos e deixe apurar um pouco. Adicione o vinho e deixe evaporar até a metade. Coloque água quente até cobrir a carne e mais um pouco. Tampe a panela e deixe cozinhar aproximadamente uns 40 minutos. Retire a carne da panela e se tiver pouco molho, acrescente mais água. Nesse momento você deve cozinhar o macarrão no molho, para isso ele deve estar fervendo. O molho deverá ser suficiente apenas para cobrir a massa. Vá cozinhando e mexendo com um garfo devagar. O tempo de cozimento será aquele da embalagem da massa, pois dependendo da marca, pode haver variação. Quando estiver al dente, retire do fogo e finalize salpicando a salsinha. Fatie a carne e monte o prato sobrepondo as fatias sobre o parpadelle e aí é só servir!

2 comentários:

  1. Menina!!!! Deu água na boca!Sabe que nunca tve "coragem" de comer lingua? Vou experimentar e depois te conto . Obrigada pela dica .

    ResponderExcluir
  2. Faça sim Cecília! Tenho certeza que não irá se arrepender! Grande beijo!

    ResponderExcluir