segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

GALETTE DE CEREJA E FRANGIPANE

Voltei!!! Depois de algum tempo longe do blog, na correria de final de ano, final de semestre, formatura das crianças e muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, eis que apareço novamente para nossos momentos de delícias! Aliás, gostaram do visual mais clean e da cara nova da cozinha da Severina?! Eu amei!
E como tive que "largar" o blog um pouquinho de lado, decidi preparar uma deliciosa novidade para o próximo ano!!! É surpresa, por isso não irei entrar em detalhes agora!
Para compensar o tempo perdido, escolhi postar esta receita de um tipo de torta que faço todo o ano no Natal e que é (para variar um pouco) irresistível! Galette é como são chamadas, de forma geral, as tortas na França, com o diferencial de que estas são geralmente apresentadas de maneira mais rústica. Frangipane é uma mistura feita a base de farinha de amêndoas, açúcar, ovo e manteiga. 
Na verdade estas galettes são um charme e têm um aroma envolvente que vai perfumando a casa toda! A data é bem propícia para preparar esta receita, pois esse tempo mais frio e esse clima de natal fazem do preparo desta torta um momento de prazer à parte. 

A foto não é minha, porque infelizmente quando eu fiz minha receita, esqueci de tirar!

Ingredientes da Massa:

- 280g de farinha de trigo
- 200g de manteiga gelada cortada em cubinhos
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1/2 xícara (chá) de água gelada, adicionada aos pouquinhos


Como preparar:

Com a ponta dos dedos, fazer uma farofa com a farinha, o açúcar e a manteiga. Dar o ponto com a água, sempre lembrando de usar o mínimo possível, para tanto, vá adicionando a água aos poucos. Embrulhe em papel filme e deixar descansar na geladeira por aproximadamente 30 minutos. Depois deste tempo, abra a massa com um rolo numa espessura de mais ou menos 3mm. 


Ingredientes do frangipane:

- 170g de manteiga em cubos
- 1 ovo
- 150g de açúcar
- 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
- 250g de amêndoas trituradas sem pele


Como preparar:


Bater a manteiga com o açúcar e o ovo até ficar um creme claro. Adicione a baunilha e as amêndoas trituradas e misture.


Montagem:
Forrar uma forma com a massa, deixando uma borda para fora de 4 ou 5cm. Colocar o creme de amêndoas e distribuir 200g de cerejas. Dobrar as bordas em direção ao centro da torta e pulverizar açúcar por cima. Levar para assar em forno médio por aproximadamente 20 a 25 minutos.

Sugestão da chef: para saborear esta galette, sugiro comer ainda morna, servida com uma bola de sorvete de creme ou ainda, com creme de leite fresco batido com algumas gotas de baunilha!



Um comentário: