sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ESCONDIDINHO DE MANDIOCA COM JOELHO DE PORCO

Encontros inusitados! Fiquei pensando numa receita para fazer num final de semana desses aqui em casa e me bateu uma vontaaade de comer um escondidinho, então saí para procurar carne seca aqui em Ouro Preto... entenderam bem?! Comprar carne seca em Ouro Preto! Só eu mesma! É claro que não achei, então me lembrei que eu tinha um joelho de porco defumado na geladeira e pensei "por que não?!". Tipo assim "não tem tu, vai tu mesmo!". Por aí já dá para imaginar o que veio depois. Comprei as mandiocas, que estavam "ótemas" (como diz a Flávia, minha irmã) e fui empolgadíssima para a cozinha. Nem precisa falar que esta receita é fácil de fazer e uma delícia de comer!



Ingredientes:

- 1 kg de mandioca
- sal e pimenta moída a gosto
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 joelho de porco defumado
- 1/2 talo de alho poró
- 2 dentes de alho
- 1/2 cebola
- 1 folha de louro
- 1 pimenta dedo de moça picada
- 1 (colher) de açúcar mascavo
- 2 cravos
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de manteiga



Como preparar a mandioca:

Descasque a mandioca e leve para cozinhar em uma panela com água e sal. Assim que estiver bem macia, amasse imediatamente. Derreta 1 colher de manteiga numa panela e adicione a mandioca que você amassou. Tempere com sal e pimenta moída e reserve.


Como preparar o joelho:

Coloque uma panela com água para ferver e escalde o joelho para tirar o excesso de gordura. Depois coloque-o para cozinhar em panela de pressão juntamente com o alho poró, a cebola, o alho, o louro, a pimenta, o açúcar e o cravo. Deixe cozinhando até quase desmanchar, deve ficar uns 25 minutos na pressão. Desfie a carne, coe o caldo, bata os temperos do liquidificador e leve o caldo que sobrou para o freezer. Ele vai esfriar e a gordura ficará toda por cima. Deixe lá por uns 30 minutos e depois com uma colher, vá removendo toda aquela gordura grossa. Faça uma base para esse caldinho, derretendo 1 colher de manteiga numa panela e acrescentando 1 colher de farinha. Mexa bem e deixe ficar 1 minuto mais ou menos, até que a farinha fique um pouco dourada. Junte aos poucos aquele caldo sem gordura, mexendo muito bem. Depois coloque os temperos que você bateu e por fim a carne desfiada. Deixe engrossar um pouco. Monte em um refratário, colocando este molho com o joelho primeiro e depois a mandioca. Cubra com queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar! 
Quero só ver quem não vai querer experimentar esta receita no final de semana!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário