sexta-feira, 16 de setembro de 2011

RISOTTO DE POLVO E LULA


Hoje amanheceu um tempinho chuvoso, com a neblina cobrindo a cidade e aquele frio gostoso que dá uma preguiça de fazer as coisas... Então, pensei: o que combina com tudo isso?! Ah! Pode ser um caldinho... mas também pode ser o bom e velho risotto!

Esse foi o cenário inspirador de hoje, visto da janela daqui de casa!!!

O risotto é um prato originário do norte da itália e para o seu preparo pode ser usado o arroz "arbóreo" ou o "carnarolli". Ele tem a aparência de um arroz bem molhadinho, e ao contrário de muitas pessoas falarem que parece arroz unidos venceremos ele deve ter uma consistência mais al dente, ou seja, deve ficar mais durinho do que o arroz normal. É uma receita bem rápida de preparar, pois o tempo de cozimento é de aproximadamente 18 minutos.
Para fazer o risotto, procure ter todos os ingredientes picados e a disposição. Já deixe o caldo preparado. Sirva uma taça de um bom vinho, coloque para tocar uma música que te deixe bem feliz e que venha o risotto!!!



Ingredientes:

- 1 xícara (chá) de arroz arbóreo ou carnarolli
- 200gr. de lula em anéis
- 200gr. de polvo cozido* e picado
- 1/2 cebola roxa picada bem pequenininha
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (café) de açafrão
- 1 xícara (chá) de vinho branco seco
- 1 litro de caldo de peixe
- sal e pimenta a gosto
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada


Como preparar:

Comece pelo caldo de peixe fervendo a água e adicionado 1 cubinho de caldo de peixe (pode ser de camarão também). Eu particularmente gosto de fazer este caldo usando 1/2 xícara de molho de peixe e 1/2 xícara de molho de ostra, que você acha no Verdemar, um talo de alho poró, 1/2 cenoura picada e 1 1/2 litro de água. Deixo cozinhar, reduzir só um pouco e antes de usar é só coar.
Refogue a cebola em 1 colher de manteiga (reserve a outra colher para usar no final), junte o açafrão e depois o arroz. Adicione o vinho branco e deixe evaporar. Vá adicionando o caldo de peixe, uma concha por vez. Misture devagar até que o caldo evapore e coloque mais caldo. Depois de uns 12 minutos, acerte o sal e a pimenta e acrescente as lulas. Depois de uns 2 minutos acrescente o polvo. Termine de cozinhar o risotto, sem esquecer do caldo e sem deixar passar do ponto: al dente! Misture a outra colher de manteiga e a salsinha picada e sirva imediatamente.

Uma dica importantíssima: uma vez o chef Rodolfo Bottino (quem não se lembra dele dá uma olhada nesse link http://youpode.com.br/blog/penacozinha/2010/05/26/solar-do-carmo-milagre-de-minas/) me falou assim "o risotto é um prato que não pode esperar pelas pessoas para ser servido, as pessoas é que devem esperar pelo risotto!"


* Para cozinhar o polvo, o processo é estranho, mas é fácil. Lave bem o polvo, retire a cabeça, coloque o polvo numa panela de pressão e adicione somente 1 cebola pequena, não precisa colocar água. Leve ao fogo e quando a panela começar a fazer o barulho de pressão (mas pressão mesmo!), desligue a panela e espere esfriar para abrir. Pronto! Você já cozinhou o polvo e já pode utilizá-lo!




2 comentários:

  1. Olá Joyce, como faço para ter um contato por email com vc, parabéns pelo blog. Poderia postar na página?

    ResponderExcluir
  2. oi Anônimo, obrigada pelo comentário! vc pode entrar em contato comigo no e-mail severina.chic@hotmail.com.

    ResponderExcluir