terça-feira, 13 de setembro de 2011

CEVICHE E TILÁPIA AO MOLHO BRANCO

Fui passear em Belo Horizonte durante a semana do Restaurant Week e resolvi ir com minha irmã, a Ferde,  almoçar num dos restaurantes participantes. Quando olhei o menu fui logo atraída pelo prato de entrada, era Ceviche, e até então nunca havia experimentado (pode?!). Para quem não conhece, o ceviche (ou cebiche) é um prato peruano feito a base de peixe cru marinado no limão, com pimenta e cebola. Bem, voltando ao restaurante, fiz o pedido e quando provei aquilo... gente, que sabor! Refrescante e com um ardidinho de pimenta que eu achei sensacional! O prato principal que escolhi foi Linguado com purê de sálvia e molho de champagne. Claro que encontrei alguns defeitos e achei que podia melhorá-lo, e eu tinha que preparar aqueles pratos aqui em casa! Então eu fiz o quê?! Comprei os ingredientes e coloquei mãos a obra! O ceviche eu fiz com tilápia e também usei este peixe para preparar o outro prato e ao invés do purê de sálvia eu fiz de mandioquinha e ao invés do champagne eu usei vinho branco. Gente, eu uso muito a tilápia, pois tenho um fornecedor aqui em Ouro Preto que me entrega o melhor produto da região, o peixe vem todo limpinho e os filés são imensos! Juro que quando puder, eu tento preparar a versão original, mas por enquanto, vai essa mesma!



Ingredientes para o Ceviche:
- 200gr. de  filé de tilápia
- suco de 1 limão siciliano
- 1 pimenta dedo de moça pequena cortada sem sementes
- 1 punhado de coentro picado
- 1/2 cebola roxa pequena picada bem pequenininha
- 1/2 dente de alho picado bem pequenininho
- 1 pitada de sal

Corte o peixe em quadradinhos bem pequenos e misture todos os demais ingredientes. Jogue esse molho por cima do peixe e misture devagar. Tampe e deixe descansar na geladeira por uns 30 minutos. Na hora de servir, molde o ceviche num recipiente tipo forminha de empada ou pão de mel e desenforme.

Não ficou do jeito que eu queria, porque achei o molho muito denso! Mas foi a única foto que fiz! 

 Ingredientes para a Tilápia:
- 500gr de filé de tilápia
- 5 camarões médios
- sal e pimenta do reino para temperar
- farinha de trigo suficiente para empanar os filés

Tempere o peixe e enrole cada um deles com 1 camarão e empane na farinha. Você pode prendê-los com um palito para que não desenrole. Passe os filés numa frigideira com um pouco de manteiga e azeite. Deixe dourar um pouco e leve ao forno quente por aproximadamente 8 minutos.


Ingredientes para o Purê de Mandioquinha:
- 4 unidades de mandioquinha
- 1 colher (café) de gengibre ralado
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 200ml de leite

Cozinhe as mandioquinhas até que estejam bem macias. Amace com um garfo e volte para o fogo acrescentando os outros ingredientes. Misture bem e deixe ferver por uns 5 minutos.

 Ingredientes para o Molho de Vinho Branco:
- 1 colher (sopa) de cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 fio de azeite
- 200ml de vinho branco seco
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sobremesa) de farinha de trigo
- 1 pitada de nós moscada
- sal e pimenta do reino

Refogue em uma panela pequena o cebola e o alho no azeite. Acrescente o vinho e deixe evaporar um pouco. Coe e reserve. Numa outra panela, derreta a manteiga e misture a farinha. Deixe no fogo por 1 minuto e desligue. Junte o leite aos poucos mexendo bem (ajuda bem se mexer com um fouet ou batedor de ovos). Volte ao fogo e deixe engrossar um pouco. Tempere, misture o caldo de vinho e cozinhe por mais 2 minutos.
Para servir, coloque o purê no centro do prato, o peixe por cima, regue com o molho e finalize com um pouco de salsinha picada! São várias etapas, mas eu juro que é facinho de fazer!

Toque da chef: gente, estes pratos pedem um prosecco bem geladinho, então, sintam-se a vontade!!! E que vontade! Beijos!






Nenhum comentário:

Postar um comentário