sábado, 30 de julho de 2011

LÍNGUA AO VINHO E POLENTA

Essa receita, eu "tive" que fazer depois que eu assisti num programa de culinária um chef preparando uma receita parecida, só que usando cordeiro. Salivei até! e não sosseguei enquanto não comprei a língua, já que achar cordeiro aqui em Ouro Preto é tarefa quase impossível e como eu queria uma carne diferente, decidi que era ela! Então, aproveitando esse friozinho (friozinho?!!!), que tal você preparar aí na sua casa esse prato ma-ra-vi-lho-so! E mais uma dica: se você torceu o nariz depois que leu "língua" na receita, fique sabendo que é uma carne saborosíssima e você já compra ela limpinha (é só pedir no açougue) e parecendo um filé. Prepare sua cozinha, separe e pique todos os ingredientes, pegue os temperos, e principalmente abra uma garrafa de um bom vinho tinto, sirva uma elegante taça para você, coloque um som ambiente e entre no clima!

Língua ao Vinho

Ingredientes para a língua:
- 1 cebola roxa bem picada
- 1 dente de alho picado
- 1 talo de alho poró
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 peça de língua de boi (aproximadamente 1,3kg)
- sal e pimenta a gosto
- um punhado de folhas de tomilho fresco
- 3 xícaras de vinho tinto
- 1 1/2 litro de caldo de carne




Tempere a carne com sal, pimenta e tomilho. Numa panela, refogue a cebola, o alho poró e o alho no azeite. Retire da panela e deixe reservado. Doure a carne nessa mesma panela, depois coloque de volta aquele refogado e acresente o vinho. Deixe fervendo por aproximadamente 15 minutos e vá juntando o caldo aos poucos. Como a língua é uma carne mais dura, é melhor deixar cozinhando na panela de pressão por uns 20 minutos. Depois de cozida prove o tempero, e reduza o molho até ficar ao seu gosto.




Ingredientes para a polenta:
- 1 litro de água
- 1/2 xícara de fubá de moinho d'água
- sal a gosto (como você irá usar manteiga e queijo, coloque pouco sal)
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de queijo pecorino ou parmesão

Ferva a água adicione o sal e vá misturando aos pouquinhos e mexendo bem o fubá. Cozinhe o fubá por aproximadamente 45 minutos, mas não deixe de mexer. Quando estiver pronto coloque a manteiga e o queijo e misture bem.

Para servir, coloque a polenta no prato, arrume a língua fatiada por cima e regue com o molho. Salpique grãos de pimenta rosa e sirva-se!

Sugestão da chef: não sou nenhuma expert no assunto mas sou uma apreciadora de vinhos e para harmonizar com este prato fabuloso eu indico o tinto argentino Escorihuela Família Gascón 2009 100% Shiraz. Eu comprei esse vinho no Verdemar e achei ótimo custo benefício. Acho que vale a pena experimentar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário