segunda-feira, 1 de agosto de 2011

PAPILLOTE DE SALMÃO E ZUCCHINI AO PESTO

Esse final de semana não estava com muita paciência de inventar demais na cozinha. Não coloquei música e nem enchi minha taça! Então fui prá cozinha e fiz algo prático e rápido, porém muuuuito saboroso. Tinha em casa um filé de salmão, e fui logo visualizando o prato: salmão... alcaparras... e abobrinha! Voilá, em 25 minutos eu tinha meu almoço de sábado prontinho!



Ingredientes:

1 filé de salmão
2 colheres (sopa) de molho pesto*
sal
pimenta rosa moída
azeite
2 colheres (sopa) de alcaparras
1 abobrinha fatiada
folhas de manjericão

Embrulhar em papel manteiga o salmão temperado com o molho pesto, sal, pimenta rosa e um fio de azeite. Levar ao forno 200ºC por não mais do que 15 minutos. Colocar a abobrinha para grelhar numa panela tipo bistequeira untada com azeite. Colocar sal e pimenta. Virar a abobrinha e repetir os procedimentos. Evite ficar mexendo muito nela para não dar água. Deixe uns 2 ou 3 minutos de cada lado. Quando estiver pronto, jogue por cima dela algumas folhinhas de manjericão (se você colocar antes, o manjericão perde aquele cheirinho e não dá muito gosto). Sirva num prato e enfeite com a pimenta rosa.

*Molho Pesto:
1 boa porção de manjericão
suco de meio limão
1/2 dente de alho
1 punhado de pinole (é tipo uma castanha)
50gr. de queijo parmesão ralado
azeite (vai no olhômetro mesmo)
sal
pimenta do reino moída

Triturar o pinole, masserar as folhas de manjericão, acrescentar o alho e amassar tudo. Juntar os outros ingredientes e continuar misturando. Você irá definir a textura acrescentando mais ou menos azeite.



Sugestão da chef para acompanhamento: quer agradar e transformar essa refeição num jantar ou almoço inesquecível?! Sirva com uma garrafa do Prosecco Italiano "Torrini" bem geladinho! Pode ser encontrado a um bom preço lá no Verdemar!


Um comentário:

  1. O melhor desse blog é ser o degustador oficial.

    Aproveito para desafiá-la a postar uma receita de galinhada diferente. Vamos ver se você se supera!!!

    Os demais leitores, não sejam tímidos, podem sugerir novas receitas. Eu me encarrego de provar.

    Parabéns pelo blog. Beijos,

    Daniel Drummond

    ResponderExcluir