terça-feira, 15 de maio de 2012

LINGUINI COM FRUTOS DO MAR

Amo demais! Simplesmente, frutos do mar são minha paixão na cozinha! E tivemos uma aula sobre peixes e frutos do mar bem legal lá na faculdade. O professor arrasou ao tirar os dois filés de um salmão de mais de 7 kilos, pasmem, em menos de 15 minutos! Tirou a espinha central, sem deixar nenhuma para trás e ainda tirou a pele e deixou ele limpinho! Rolou até um sashimi fresquinho ao final da aula. Já na aula de sexta-feira, que é toda feita na cozinha com a gente cozinhando e botando a mão na massa, nós preparamos essa pasta com camarão, vôngoles, mexilhões, polvo e lula que ficou fantástica! O preparo dela é muito rápido, é o tempo de cozinhar o linguini e saltear os frutos do mar, quer tentar?!



Ingredientes:
200g de linguini
100g de mexilhões
200g de camarões miúdos ou 100g de camarões médio
100g de polvo
100g de lulas
100g de vôngole
200g de tomate pelati bem pidado
1 dente de alho
60ml de azeite
100ml de vinho branco
manjericão
salsinha picadinha
sal
pimenta do reino moída


Como preparar:
Cozinhe o linguini al dente de acordo com as recomendações da embalagem. Reserve em água fria depois de cozido.
Doure o alho no azeite usando uma frigideira grande e funda. Junte os frutos do mar e deixe refogar rapidamente. Quando a frigideira estiver sem a água que soltou do refogado, deglace com o vinho branco e adicione o tomate pelati. Tempere e depois finalize com o manjericão e a salsinha.
Junte a massa ao molho, dê uma salteada e sirva.

Sugestão da chef: para harmonizar com este prato, você pode até servir um bom vinho tinto. A minha humilde opinião é um bom cabernet sauvignon ou um malbec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário