quinta-feira, 25 de outubro de 2012

TAGLIARINI AO LIMÃO SICILIANO E POLVO

Voltando à ativa (mais uma vez!) e em grande estilo, a Severina preparou para o maridão e para vocês que são apreciadores da boa gastronomia, uma receita deliciosa de massa com limão siciliano. Usei o tagliarini de espinafre para dar um colorido ao prato.
A preparação, para variar, é bem fácil e rápida (mesmo!). Comece pelo polvo: escolha um que esteja mais fresquinho (esqueça os congelados!), lave e coloque para cozinhar em uma panela de pressão juntamente com uma cebola pequena e só! NÃO PRECISA COLOCAR ÁGUA! É sério mesmo, basta levar para cozinhar e depois que começar o barulhinho da pressão, conte exatamente 5 minutos e desligue. Espere esfriar para abrir a panela e dê mais uma lavada para tirar o excesso de tinta. Voilá!!! O polvo está pronto para ser usado em qualquer receita!

Tagliarini ao limão siciliano e polvo

Ingredientes:
250 gr de massa para tagliarini de espinafre
200 gr de polvo cozido
150 ml de creme de leite
2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
1/2 talo de alho poró picado
1 pimenta dedo de moça picada
suco de 1 limão siciliano
raspas de limão siciliano
1 colher (sopa) de coentro picado
sal e pimenta do reino

Como preparar:
Cozinhe a massa até que fique al dente. Não se esqueça de colocar sal da água! Refogue o alho poró bem rapidinho e adicione o suco do limão siciliano. Tempere com sal, pimenta do reino e a pimenta dedo de moça. Junte o polvo picado, desligue o fogo e finalize com o creme de leite. Polvilhe com o coentro picado e as raspas de limão e sirva! Tempo de preparo total?!  Uns 15 minutinhos, no máximo!

Deu até tempo para preparar uma sobremesa leve para acompanhar este prato! Misturei baunilha (meia fava) e açúcar (2 colheres rasas) a um pouco de mascarpone (200gr.). Deixei 20 minutos na geladeira e servi com frutas fatiadas. É uma delícia! Pode fazer que não tem erro. E neste calor, um bom prosecco bem gelado acompanha o menu do início ao fim.

Então ficamos assim, nos encontramos no próximo jantar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário