quinta-feira, 8 de novembro de 2012

RISOTTO DE SHIITAKE COM LINGUIÇA

Essa receita eu fiz há algum tempo na casa de uma amiga lá em Ouro Preto. Combinamos de nos encontrar na casa dela, recém reformada, para fazer uma espécie de inauguração. Então pensei nessa receita, por ter um toque de requinte devido ao shiitake e informalidade quanto ao uso da linguiça. Fiz no fogão a lenha que tem bem no meio da cozinha dela (mais aconchegante, impossível), e o jantar foi um sucesso, regado a muito vinho e boa prosa!



Ingredientes:
1 xícara de arroz arbóreo
1 1/2 litro de caldo de legumes*
2 colheres (sopa) azeite extra virgem
1/2 cebola bem picadinha
1 dente de alho bem picadinho
200ml de vinho branco seco
50g de shiitake fresco
100g de linguiça toscana
sal e pimenta do reino
salsinha repicada
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) queijo grana padano ralado

Como preparar:
Tire a "pele" da linguiça e pique a carne. Refogue no azeite, junte a cebola e reserve. Doure o alho no azeite e depois junte o arroz. Adicione o vinho, mexa bem e deixe reduzir. Coloque o caldo de legumes aos poucos e sem deixar de mexer, vá cozinhando o risotto. Enquanto isso, salteie o shiitake em um pouco de manteiga e reserve também. Quando o risotto estiver quase no ponto, junte a linguiça e o cogumelo reservados e termine a cocção do arroz. Desligue o fogo e coloque a manteiga, o queijo e mexa bem para que o grana padano derreta e a manteiga dê o brilho final ao risotto.

* Para o caldo de legumes, coloque partes iguais de cenoura, salsão (sem as folhas), alho poró e cebola, em uma panela destampada contendo 2 litros de água. Deixe em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos. Este caldo não deve entrar em ebulição, podendo ferver bem brandamente. Você pode tê-lo guardado no freezer para facilitar no preparo de outros pratos como molhos e sopas.

Esta receita, se preparada num jantar para os amigos, impressiona bastante e é muito fácil de preparar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário