sexta-feira, 20 de abril de 2012

RISOTTO DE LULA ALLA PUTANESCA E A FALTA QUE OURO PRETO FAZ


Esta foi minha última receita feita em terras ouropretanas, antes de me mudar para BH. Vou ficar com saudades da minha cozinha... meu patchwork de azulejos coloridos... e principalmente de meus cenários fantásticos (como na foto que está no final do post, tirada da janela lá de casa!)... aiai Ouro Preto já está deixando saudades...

Mas voltando ao que interessa... para iniciar o preparo, vou dar uma dica: faça primeiro um fundo (caldo que servirá de base para o risotto), para dar sabor e aromatizar ainda mais o prato. A receita é a seguinte:



Para o fundo:
1 talo de alho poró
1/2 cenoura
1/2 talo de salsão
1/2 cebola
1 folha de louro

Como preparar:
Corte tudo de modo em pedaços irregulares de modo bem grosseiro mesmo, não se preocupe pois eles não serão usados, somente o caldo. Coloque em uma panela juntamente com 1 1/2 litro de água, tampe e deixe em fogo bem baixo, sem deixar ferver por aproximadamente uns 30 minutos. Os sabores vão apurar e dará um aroma irresistível! Peneire os vegetais e está pronto o fundo para o risotto.


Para o Risotto:
1 xícara de arroz arbóreo ou carnarolli
1/4 de xícara de azeite de oliva
1/2 cebola bem picadinha
200 ml de vinho branco seco (por favor, use um de boa qualidade, caso contrário, o risoto ficará bem ácido!)
1 litro de fundo para preparar o risoto
300 gr. de lula em anéis
2 tomates sem pele picados (pode ser o tomate pelati)
8 azeitonas pretas sem caroço e picadas
1 colher (sopa) de alcaparras (passe em água corrente antes de usá-las para tirar o excesso de sal)
1/2 pimenta dedo de moça pequena picada
1 colher (sopa) de queijo Grana Padano ou pecorino ralado
1 colher (sopa) de manteiga
salsinha picada para finalizar
suco de limão a gosto também para finalizar
sal a gosto

Como preparar:
Refogue a cebola no azeite e junte o arroz, as azeitonas pretas, as alcaparras e a pimenta e refogue mais um pouco. Adicione o vinho e vai mexendo. O arroz irá absorvê-lo bem rápido, então coloque os tomates.Vá mexendo e quando começar a ficar mais espesso, adicione o caldo aos poucos e continue mexendo bem para o arroz ir soltando o amido. Tempere com um pouco de sal, lembrando que tanto as alcaparras quanto as azeitonas e o queijo já são salgados e que você ainda poderá consertar o sal ao final do preparo. A medida que o caldo for secando, vá adicionando mais porções dele.
Neste momento, sua cozinha já deverá estar completamente tomada pelo aroma destes ingredientes tão aromáticos e os elogios já devem estar chegando aos seus ouvidos! Vá percebendo a textura do arroz, que como bem se sabe, deve estar al dente no final do preparo. Uns 8 minutinhos antes de ficar pronto, coloque as lulas e termine de cozinhar o risotto. Finalize o prato adicionando a manteiga e o queijo ralado e mexendo vigorosamente. Sirva e enfeite com a salsinha picada. Coloque algumas gotas do suco do limão para dar um up ao sabor do risotto.


Sugestão da chef: a receita do Putanesca original leva filés de anchova, como eu não tinha, não coloquei na minha receita. Mas se você quiser usar, coloque-os amassados junto com a cebola na hora de refogar.


Este risotto fica fantástico se acompanhado de um prosecco ou cava bem gelado... Mas ao invés disto, e já que falamos em Ouro Preto, desta vez escolhi uma garrafa da cerveja Ouropretana (esqueci de tirar uma foto) que eu tinha guardado para um momento especial... acho que não havia outro melhor, não é?! Quem ainda não provou, não sabe o que está perdendo... puramente artesanal e diretamente da terrinha...


Bem, eu posso ter saído de Ouro Preto, mas Ouro Preto não saiu e nem vai sair do meu coração! E para terminar este post, relembro alguns versos sobre como Ouropretar:

"... Eu ouropreto meu bem
Tu ouropretas também
Eles ouropretam...

... Vá ao Largo da Alegria
Candongueiros estão lá
Espalhando a poesia
Fazendo o samba rolar
Ensinando a quem não sabe
O verbo ouropretar!"


Cheers meus amigos e que bons ventos cheguem a BH!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário