segunda-feira, 6 de abril de 2015

RIGATONI DI PASCHETTA

Todos os anos, a Páscoa é celebrada em Firenze de uma maneira muito especial com o Scoppio del Carro (Explosão do Carro), tradição criada há 350 anos. Esse carro alegórico, também chamado de Brindellone, tem o formato de uma torre de 2 andares, é carregado com fogos de artifício estrategicamente posicionados e puxado por dois bois enfeitados com guirlandas que seguem em procissão juntamente com centenas de figurantes pelas ruas da cidade em direção à Piazza del Duomo. Quando chega ao local, o carro é acesso por um foguete em forma de pomba (Colombina) que atravessa a praça através de um fio como num voo rasante.



No restante da Italia, assim como em Firenze, as comemorações se estendem ao dia seguinte ao domingo de Páscoa com a Pasquetta ou Lunedi dell'Angelo (Segunda-feira do Anjo), nome dado em referência ao anjo que se encontrou com as mulheres no sepulcro onde Jesus foi enterrado antes de ressuscitar.
Neste dia é comum as famílias ou os amigos se reunirem para o Gita Fuori Porta, e saírem em direção ao campo onde fazem piqueniques e atividades a céu aberto. Essa expressão significa mais ou menos "passeio fora da porta da cidade", isso porque muito antigamente as cidades eram cercadas por grandes muralhas e ao longo delas se localizavam algumas portas que davam acesso ao lado de fora. Foi criada para se estender as comemorações assim como acontece no dia seguinte ao Natal, 26 de dezembro.
Nem precisa dizer que essas comemorações são muito bonitas e contagiantes e é nesse clima de 'bel far niente' e feriado que apresento a nossa receita de hoje, o Rigatoni de Pasquetta, que foi inventada pelo meu marido para "aproveitar" o que sobrou da bacalhoada de domingo, ou seja, somente o azeite com seus temperos e sabores e algumas lasquinhas do bacalhau! 
Você vai ver que a receita é bem simples e para fazer basta preparar somente um molho branco e uma massa cozida al dente!



Ingredientes para o molho branco:
50 gr de manteiga
50 gr de farinha de trigo
1 dente de alho amassado
1/2 litro de leite
250 gr de massa de grano duro
100 gr de queijo grana padano ralado
1 pitada de noz moscada
sal e pimenta do reino branca a gosto

Como preparar:
Coloque 2 1/2 litros de água água para ferver. Quando começar a entrar em ebulição adicione 1 colher (sopa) de sal e depois a massa. Vá mexendo e enquanto isso comece a preparar o molho branco. Coloque a manteiga com o alho na panela e depois que o alho dourar um pouco junte a farinha. Mexa bem até formar uma massinha. Adicione aos poucos o leite mexendo bem com um batedor até dissolver tudo. Junte o queijo, deixe engrossar um pouco e coloque a noz moscada e prove o sal e a pimenta. Quando a massa estiver cozida (al dente), escorra a água e despeje na panela do molho encorporando bem delicadamente.

Finalização:
Após encorporar bem o molho à massa, adicione o azeite da bacalhoada e está pronto! Viu, como ainda sobrou muito tempo para terminar de curtir o feriado?! Una buona Pasquetta a tutti! Ciao!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário